4 de jan. de 2008

Córdoba

04 - 01 - 08 - Como a puxada de hoje seria maior, pela primeira vez nos preocupamos em sair mais cedo e por isso partimos de Mendoza as 6:10 hs da manhã e chegamos em Córdoba às 14:30 hs. Foram 8:20 hs de viagem para perfazer os 650 Km que separam as duas cidades. E mesmo assim, para que isso ocorresse tivemos que apertar um pouco mais o passo do que nos outros dias. É que passa-se por muitas áreas urbanas, o tráfego é intenso e ventava muito em sentido contrário ao nosso. Os primeiros 30 Km de viajem após a partida continua sendo de uma área de vale, igual à Mendoza. Após esse trecho, viajamos por uma área deserta até San Luiz, à 250 Km de Mendoza. É um deserto diferente pois existe uma vegetação, um tipo de arbusto, com aproximadamente um metro de altura e praticamente de um único tipo durante todo esse trecho. Em San Luiz viramos para o lado de Vila Mercedes e aí a coisa mudou da água para o vinho. É um trecho com muita agricultura, predominando aí as culturas de girassol, depois o milho e por último a soja. Apesar disso, aparentemente a terra é de campo e muito ruim pois quando vemos qualquer tipo de vegetação esta é muito mirrada, pequena mesmo e vemos também muito um capim tipo o rabo de burro que temos por aí, além da coloração da terra ser muito clara. Existem nesse trecho muitas placas de sinalização dizendo que aquela área é inundável e que o motorista deveria ter cuidado na pista, o que indica ser um pântano. Também começamos a ver gado pois até San Luiz não vimos um único animal sequer. Só vimos gado de duas raças, o Angus e o Braford, com uma grande predominância da quantidade de Braford, o que deve encher de orgulho o meu amigo Rogério Zart que é criador dessa raça em MS. De Vila Mercedes até Rio Cuarto, continua predominando agricultura e das mesmas espécies, o que também ocorre em Coronel Baigorria, Alcira, Berrotarán e Almafuerte, onde paramos para abastecer pela última vez. A cidade de Córdoba foi fundada em 1573 por Jerónimo Luis de Cabrera às margens do Rio Primero, tem 1.260.000 habitantes e está localizada à 390 metros acima do nível do mar. É a segunda maior cidade da Argentina. Em 1927 começou sua industrialização, com a instalação na cidade da primeira Fábrica Militar de Aviões. Atualmente seu parque industrial compreende fábricas de automóveis, tratores, motores diesel, ônibus e chassis para caminhões. Recebemos informações muito favoráveis e por esse motivo nos hospedamos no hotel do ACA - Automóvel Clube Argentino, um quatro estrêlas bem razoável. Ao chegar ao hotel fui logo tomar um banho de piscina pois ninguém é de ferro e depois vim ao saguão do hotel postar essas notícias para vocês. Gostaria de agradecer os comentários que foram postados por meus filhos Renato e Roberta, por minha mãe Dionísia e por meu amigo Rogério que diz que também está voltando do Rio Grande do Sul para Campo Grande de moto com sua esposa Mônica, parando em Jurerê para aproveitar as praias e rever os amigos. Rogério, como você diz que estava uns dias afastado da internet e que agora voltou ao circuito, além de que comentaram bastante em Jurerê sobre minha viagem, gostaria que olhasse a postagem de " Santiago - A Permanência - 2° Dia " , que fiz neste blog pois lá tem a resposta para a pergunta que você me fez dias atrás. Saímos eu e a Ângela para conhecer a cidade e fotografar alguns pontos que nos foram informados e demos com uma cidade extremamente movimentada, com um trânsito intenso mas ao mesmo tempo com prédios e igrejas deslumbrantes, de vários séculos passados. Tem um calçadão muito bonito, todo calçado com paralelepípedos formando desenhos. O mesmo é bastante utilizado pelos estudantes que freqüentam a Universidade de Córdoba, que fica num prédio magnífico no próprio calçadão. Ao voltarmos para o hotel para postar as fotos neste relato, o computador do mesmo não reconheceu mais nem minha máquina fotográfica e nem meu pen drive, o que nos impossibilitou de fazê-lo. Como estávamos cansados resolvemos que quando já estivermos na próxima cidade o faremos. Amanhã pretendemos sair com destino à Santa Fé onde dormiremos e no dia seguinte iremos para Corrientes. Um abração a todos os meus companheiros virtuais dessa viagem e um beijão em todos os nossos filhos, netos e familiares.Que DEUS os abençoe.
- As motos vistas na estrada hoje foram : 3 big trail, sendo 1 GS da BMW, 1 África Twin da Honda e uma Tenéere da Yamaha.
- As fotos publicadas são : o início da agricultura após San Francisco, uma lavoura de girassóis, 1 igreja em Córdoba, o prédio do Banco Hipotecário Nacional, o Teatro Municipal, a Universidade de Direito de Córdoba e as imagens de mais duas igrejas antigas.