24 de dez. de 2007

Antofagasta

23 - 12 - 07 - Saímos de San Pedro as 7:40 hs e chegamos em Antofagasta as 11:40 hs. Após San Pedro 100 Km , está a cidade de Calama, e foi a partir daí é que realmente pudemos sentir como se estivéssemos cruzando o deserto do Saara que vemos nos filmes, com uma única diferenca, além da areia há também muitas pedras. Aí não existe vida animal alguma, nem lhamas, nem jumentos, nem pássaros, nada. O único ser vivo muito presente nessa área é o homem pois existem diversas mineradoras na região, extraindo daí enxofre, ácido sulfúrico, cobre e ouro. São muitas máquinas e caminhões enormes trabalhando ao lado da rodovia, em praticamente toda a sua extensão, deixando como rastro montanhas e montanhas de areia, após a retirada dos produtos que lhes interessam. A rodovia também é acompanhada em toda a sua extensão por uma linha férrea e, nas duas laterais correm tubulações de gasodutos, também em toda a sua extensão. A paisagem é fascinante e o que entristece é a sujeira deixada nas margens da rodovia, desde latas de óleo vazias a pneus e garrafas de plástico e de vidro, além de lixo em geral. Quando se aproxima de uma cidade então é um caos, fazendo pensar que transformaram a extensão da rodovia em verdadeiros lixões. Após a descida da cordilheira que comecou em Calama a estrada é muito reta, deserta e se pode enxergar a uma distância muito longa, motivo pelo qual decidimos forçar um pouco mais a moto na velocidade e esta continuou a corresponder maravilhosamente. Ao chegarmos perto de Antofagasta cruzamos com a primeira moto do dia, uma GS da BMW. Logo em seguida cruzamos também por uma V-Strom e ao entrarmos na cidade um senhor com outra GS nos pediu que parássemos e veio conversar um pouco, perguntando de onde viemos etc.... e nos aconselhou a andar devagar pela cidade principalmente em curvas pois como aqui é uma cidade desértica o asfalto cria uma camada que é bastante escorregadia. Depois, ao passearmos pela praia cruzamos com outra V-Strom e essas foram a únicas 4 motos grandes que vimos desde que saímos de San Pedro. Após procurarmos bem escolhemos o hotel Holliday Inn que fica bem defronte a praia onde deixamos as malas e saímos para almocar. Como não conhecíamos nada e o restaurante que o pessoal do hotel nos indicara estava fechado fomos ao Shopping e lá almocamos num restaurante chamado TGI Fridays onde comemos um prato de camarão com fritas numa quantidade que nos deixou pasmos e apesar de delicioso tivemos dificuldade em comer tudo. Passeamos então bastante pela cidade e apesar de ser domingo fomos até uma concessionária Suzuki para saber onde era pois amanhã pretendo ir até lá saber se eles vendem ou me indicam onde se vende pneus para a moto pois estava em minha programação da viagem trocar o pneu traseiro da mesma entre Antofagasta e La Serena, em virtude de já haver saído de Campo Grande com o mesmo em meia vida. Voltamos então ao Shopping, passeamos bastante pelo mesmo e depois sentamos em um café e enquanto saboreávamos um delicioso cafezinho observávamos o tipo, os costumes, as vestimentas, etc..., da população local. Fomos então para o hotel tomar banho e postar estas notícias para todos os familiares e amigos que estão nos acompanhando e torcendo por nós. Um abração a todos os nossos amigos e familiares e para aqueles com quem não nos comunicarmos mais, desejamos um Natal muito abençoado e coberto de bençãos.
- As motos vistas na estrada hoje foram : 2 big trail GS da BMW e 2 big trail V Strom da Suzuki
- As fotos publicadas são : - Saindo de San Pedro. - O início da descida após Calama. - JB no trevo para Iquique. - A imensidão das dunas. - Desenho de pedras nas dunas de areia. - Antofagasta 1 e 2.