24 de dez. de 2007

Antofagasta - A Permanência

24 - 12 - 07 - Acordamos as 8:30 hs e já nos demos com a primeira vídeo cassetada do dia. Não havia água no hotel. Nem uma gota. Inventaram de trocar uma bomba de recalque durante a noite e amanheceu o dia sem que tivessem terminado o serviço. Olha a gente escovando os dentes e lavando o rosto com água mineral mas sem poder tomar o banho matinal e sem poder utilizar o banheiro. Um caos. Após o café da manhã sem banho saímos à procura do pneu para a moto que necessitava ser substituído. Na concessionária Suzuki nos indicaram quatro revendas de pneus para moto mas nenhuma tinha o pneu. Acontece que pela região ser de deserto, com muita estrada de terra, e também por existirem muito poucas motos grandes como já relatado anteriormente, não estávamos encontrando o pneu idêntico ao que estava usando, mais apropriado para asfalto com a medida 150x70x17. Colocamos então o pneu que encontramos, mais indicado para terra, o 140x80x17, mais borrachudo e por esse motivo um pneu que faz mais barulho ao rodar no asfalto, assim como acontece quando se usa pneus para barro nas nossas caminhonetes. Uma pena pois uma das coisas que também estávamos adorando na viagem era o silêncio com que roda a V-Strom. Parece que estamos fechados dentro de um carro. Nessa busca por um pneu, encontramos mais uma única moto grande, uma big trail Transalp da Honda. Uma belíssima moto. Após a troca do pneu resolvemos mudar um pouco o roteiro de nossa viagem e ir até um povoado turístico, portuário e industrial a 70 Km ao norte de Antofagasta, chamado Mejillones, com 10.400 habitantes, onde nos informaram haver belas praias e onde se comeria muito bem pois também é um lugar de pescadores e havia muitos frutos do mar. Em Mejillones comemos um prato frio, de siri já descascado e desfiado, mexilhões e pequeníssimos polvos, tudo misturado. Uma delícia e contando as duas águas minerais custou-nos apenas o equivalente a R$ 22,00. Melhor ainda. Está sendo muito bom essa liberdade na programação, pois como já haviamos nos proposto antes de sair de Campo Grande, sempre que desejássemos mudaríamos o programa em relação a ficar ou não em um lugar, de acordo com o que achássemos do mesmo, e agora também mudamos em relaçaõo ao roteiro pois não pretendíamos ir ao norte de Antofagasta. Na volta de Mejillones entramos 20 Km à direita da rodovia para conhecer La Portada, que nos disseram ser muito bonita e que também não estava em nossa programação. Ficamos maravilhados pois é um local onde as ondas do mar provocaram verdadeiras obras arquitetônicas ao bater na costa. Voltamos então para o hotel para tomar o tão merecido banho e descançar um pouco para a noite de natal. Amanhã partiremos para Copiapó, em direção à Santiago, mas na realidade pretendemos dormir na Bahía Inglesa, perto de Copiapó mas no litoral, que dizem ser um povoado lindo, com praias maravilhosas. Desejamos a todos os nosso filhos, Alcídio, Débora, Edmar, Eduardo, Fabiane, Manuela, Renato, Renê e Roberta, além de nossos netos Gabriel, Guilherme Contar, Guilherme Leal, Gustavo, Maria Eduarda e Pedro Paulo, que DEUS os abençoe muito e lhes permita ter um Natal Maravilhoso e um ano novo repleto de saúde, paz e felicidades. São também os nossos votos a todos os nossos familiares e amigos.
- As fotos publicadas são : - Monumento ao Trópico de Capricórnio, doado pelo Rotary Club Internacional à cidade de Antofogasta e construído onde o mesmo passa, entre Antofogasta e Mejillones. - Morro perto de Mejillones. - Prédio da Marinha do Chile em Mejillones construído em adobe. - Imagens 1, 2, 3 e 4 de La Portada.