26 de dez. de 2007

La Serena

26 - 12 - 07 - Saímos de Copiapó às 10:00 hs da manha e chegamos à La Serena âs 13:50 hs. Pela primeira vez já saímos do hotel hiper agasalhados pois amanheceu bem frio. Testamos entao os forros internos de nossos casacos Spidi e realmente vimos que funcionam pois nao sentimos frio durante toda a viagem. Ontem à noite foi muito bom pois ficamos em um hotel chamado Miramontes e lá conhecemos um casal de Sao Paulo que estava de passagem indo para Machu Pichu no Perú. Eram o Toninho e a Élida, um casal muito simpático com quem ficamos conversando até muito tarde sobre as viagens que estávamos fazendo. Eu havia me enganado pois o deserto nao estava acabando nada, a única coisa que ocorreu é que Copiapó está localizada em um vale e aí entao se produz oliva e uva. Logo que saímos da cidade percebemos o deserto novamente, só que agora com uma diferença, até Vallenar, um outro vale localizado à 150 Km de Copiapó, nao víamos mais pedras, sómente areia do deserto mas com um mínimo de vegetaçao, a tal ponto que após 100Km de estrada termos visto uma Lhama selvagem com 2 filhotinhos. Imediatamnte lembrei-me de meus netos Gabriel e Gustavo que também sao gêmeos. No meio desse trecho, na altura de Algarrobal fizemos a primeira descida de serra do dia de hoje. É uma descida bastante acentuada, com muitas curvas fechadas mas nao pudemos fotografar nada pois nao havia acostamento nenhum e o tempo estava bastante fechado, com claridade insuficiente para boas fotos, além do que estava muito frio para parar e tirar luvas, etc..., para fotografar. Em Vallenar paramos para abastecer e nos surpreendemos em pleno deserto do Atacama pois a cidade também fica em um vale muito bonito e por ela passa um riacho, o Rio Huasco. Ao sairmos de Vallenar, o deserto mudou novamente e agora já apareciam também pedras nomeio da areia. Tivemos aí a primeira visao de motos grandes do dia de hoje. Após 80 Km de Vallenar cruzamos com 6 motos big trail, sendo uma V- Strom da Suzuki identica à minha e logo em seguida 5 motos GS da BMW, o que nos fez imaginar que estavm viajando juntas. Nesse trecho da viagem, como já havia um pouco de vegetaçao de deserto, já foi possível ver 3 jumentos selvagens e pela primeira vez voltei a ver um pássaro, dessa vez um semelhante à um ben-te-ví. Andamos mais uns 50Km e quando já estávamos à aproximadamente 80 Km de La Serena cruzamos com mais 4 motos também big trails, sendo 2 V-Strom da Suzuki e 2 GS da BMW que estavm viajando juntas. Estas nos fizeram bastante festa, com muitos piscas de luz e acenos com as maos. Ao chegarmos à aproximadamente 50 Km de La Serena, entre Trapiche e La Serena, começamos a segunda descida de serra do dia mas aí a situaçao complicou pois estava uma serracao muito forte e nao se enchergava à uma distância maior que 50 mts e a descida também era de muitas curvas fechadas. Mas afinal foi tudo bem e ao chegarmos à cidade o céu foi limpando e pela primeira vez vimos praias como as que conhecemos no Brasil. Almoçamos muito bem num restaurante frente à prais e após isso nos hospedamos no hotel Francisco Aguirre que é de uma grande rede de hotéis aqui do Chile, a Diego de Almagro Hoteles. Após desmanchar malas fomos mandar lavar as roupas e viemos à um cyber postar essas notícias. Aqui pretendemos ficar pelo menos mais um dia.
- As fotos publicads sao : a saída de Copiapó já com frio, novamente o deserto, a imensidao do seserto, o aumento da vegetacao, a serracao na segunda serra, a primeira visao do mar de La Serena e o deserto e o mar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!! Nem acredito que voltei a acompanhar a aventura de vcs, meu computador deu uma estragadinha mas já está tudo certo...E aí? Que bom que está tudo bem por aí...Que fotos lindas!!!! João vc está me saindo um ótimo escritor...Vamos publicar suas dicas dessa viagem...Estamos com muitas saudades, o nosso Natal foi ótimo, Duda ganhou até carrinho de picolé...Só não consegui contratar um Papai- Noel mas tudo bem... O Edu e a Dudinha mandam beijos e um Feliz Ano Novo pra vcs...Tudo de bom!!! Amamos vcs!!!

Anônimo disse...

joão bosco-não sei se rio ou choro com a historia do capacete;meu filho vc. não acha q. essa foi loucura demais?-angela,agora é com os dois;tenho acompanhado diariamente a aventura de vcs .maravilhosa.So q. fiqueipreocupada qdo a angelafoi hospitalisada. Eu feito comentários, mas acho que tenho feito errado, pois vocês não recebem. Agora o Renato está me ensinando. Vamos ver se eu acerto. Fiquei triste de não falar com vocês no Natal. Espero que tenham passado um Natal feliz. Beijos aos dois. Deus os abençoe.