2 de jan. de 2008

Mendoza

02 - 01 - 08 - Saímos de Santiago às 8:30 hs e parei para abastecer em um posto de gasolina existente no canteiro central já na auto estrada. Abastecí, tomamos café e aí já ocorreu uma nova vídeo cassetada. Após sairmos do posto e andarmos um pouco, percebemos que estávamos voltando para Santiago. Eu havia saído pelo lado errado do posto e caí na outra pista da auto estrada. Foram 7 Km de retorno, e com isso acabamos saindo mesmo de Santiago sómente às 9:30 hs. Mas tudo bem pois à partir daí foi tudo ótimo. São 375 Km entre Santiago e Mendoza. A estrada é novamente pelo deserto mas surpreende à cada curva, com novas paisagens deslumbrantes. Antes um pouco da divisa do Chile com a Argentina subimos bastante a cordilheira e pode-se ver o Pico do Aconcágua que está do lado Argentino. É uma subida bastante íngreme e com muitas curvas. Nesse trecho vimos também comitivas de burros cargueiros sendo conduzidos cordilheira acima, levando todo o equipamento necessário para as pessoas que o estão escalando, como tambores de água, barracas, mantimentos, etc.... Também foi nesse trecho que vimos o primeiro grupo de motociclistas usando motos custom na estrada, desde que saímos do Brasil. Pelas motos, eram brasileiros que estavam acabando de entrar no Chile, em sentido oposto ao nosso. A aduana conjunta é um caos. Demoramos praticamente 2 horas para nos desvencilharmos. Em compensação, após entrarmos na Argentina quase nem conseguíamos andar, de tanto que parávamos para tirar fotos. Passamos por Los Penitentes, um vilarejo de hotéis e restaurantes onde param algumas das pessoas que estão na região para escalar o Aconcágua ou parte dêle e, cerca de 7 Km depois fomos informados em uma guarita policial da Argentina que o próximo posto de gasolina estava à mais 58 Km. Achamos que não valia a pena arriscar e voltamos também esses 7 Km para abastecer e almoçar em Los Penitentes. Enquanto almoçávamos foi uma farra pois diversas pessoas que também estavam almoçando no restaurante, ao sair do mesmo se posicionavam ao lado da moto para serem fotografados. Com toda esse vai e vém e paradas, a chegada em Mendoza só ocorreu às 16:50 hs. Antes um pouco de chegarmos à Mendoza vimos um lago artificial muito bonito à esquerda da estrada, chamado "Embalse Potrerillos", que é um lago feito para um condomínio fechado de residências, e toda a sua água vem do degêlo da cordilheira. Outra coisa que surpreende ao chegarmos perto de Mendoza é que depois de tanta serra, a cidade está localizada dentro de um vale que é uma planície enorme. Mendoza foi fundada em 1561 pelo Capitão Pedro de Castillo e é o centro regional da Zona de Cuyo. Possui 850 .000 habitantes e está à 750 metros acima do nível do mar. Logo que chegamos na cidade demos uma rápida volta pesquisando hotéis e apart hotéis e acabamos nos decidindo pelo San Lorenzo Apart Hotel, situado na rua de mesmo nome e à meia quadra da Praca Itália, que é uma praça muito bonita da cidade e também próximo de um conjunto de restaurantes, bares e sorveterias bem transadinhos. Após deixarmos a bagagem no hotel fomos logo à uma casa de câmbio pois agora os pesos são argentinos e não mais chilenos. Depois disso tomamos um delicioso sorvete voltamos ao hotel onde postei essas notícias para depois sairmos para jantar. Pretendemos ficar aqui o dia de amanhã para conhecer a cidade e os arredores. Um abração a todos os nossos companheiros virtuais dessa viagem e um beijo carinhoso aos nossos filhos e netos. Que DEUS os abençoe.
- As motos vistas na estrada hoje foram : - 10 big trail, sendo 4 GS da BMW, 2 África Twin da Honda, 1 Transalp da Honda, 1 Super Ténéré da Yamaha e 2 XT 660 da Yamaha e 4 motos custom, sendo 2 Shadow 750 da Honda, 1 Drag Star da Yamaha e 1 Shadow 600 da Honda.
- As fotos publicadas são: - A subida da cordilheira. - O Aconcágua visto do Chile. - A comitiva de burros cargueiros. - As paisagens da estrada 1, 2 e 3. - O lago Potrerillos.

Anônimo disse...

Acabei de fazer um cometário sobre o dia anterior...